Você não está conectado. A newsletter pode incluir algumas informações do usuário, dessa forma elas podem não ser exibidas corretamente.

Boletim da ADB Sindical nº5/2025

Boletim da ADB Sindical nº5/2025

Caso não consiga visualizar, acesse pelo navegador:  Veja on-line


‍ ‍ ‍ ‍ ‍Boletim nº 05/2025

11 de junho de 2025 ‍ ‍‍


Caras e caros colegas,


Nesta edição do nosso boletim, reforçamos a relevância do momento em que o Serviço Exterior Brasileiro (SEB) se encontra, com o avanço do debate sobre a reforma da carreira no Ministério das Relações Exteriores (MRE). A mobilização da categoria e a atuação firme da ADB Sindical nas negociações são fundamentais para garantir uma estrutura de carreira moderna, justa e que valorize o trabalho dos diplomatas em todas as fases da vida funcional. 

Outro destaque dessa edição é a atuação da bancada sindical na promoção da diversidade e inclusão dentro do Itamaraty — aspecto indispensável para que a reforma da carreira contemple as diferentes realidades e necessidades da nossa categoria. Convidamos todas e todos a lerem atentamente as matérias desta edição, que trazem panorama atualizado das negociações, novos benefícios para os associados e atividades promotoras de integração e diálogo entre diplomatas, inclusive aposentados. 

Seguimos firmes na missão de construir uma carreira diplomática que mais digna e inclusiva, preparada para os desafios do mundo contemporâneo. Contamos com a participação ativa de cada um para fortalecer essa jornada. 

Boa leitura! 

 

REFORMA DA CARREIRA
Avança o debate sobre a reestruturação das carreiras no MRE 

A ADB Sindical participou, em 6 de junho, da 11ª rodada da Mesa Setorial de Negociação Permanente entre a bancada sindical — integrada também pelo SindItamaraty — e a Administração do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com foco principal na estrutura das carreiras do Serviço Exterior Brasileiro.

Durante a reunião, foram discutidos temas centrais como ingresso, estágio probatório, critérios de promoção e progressão, além do regime disciplinar. O encontro foi pragmático, produtivo e pautado em contribuições concretas por parte da administração.

Um dos principais avanços da rodada foi o consenso em torno do envio de um ofício conjunto — assinado por entidades sindicais e pela Administração — ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), solicitando a instalação do grupo de trabalho (GT) previsto no acordo salarial firmado no ano passado.

O GT terá como missão discutir a reestruturação das carreiras do MRE, etapa fundamental para a elaboração do projeto de lei que será, posteriormente, encaminhado ao Congresso Nacional.


ADB Sindical leva propostas sobre Diversidade à mesa setorial do MRE 

A promoção da diversidade e da inclusão no Itamaraty foi pauta da mesa setorial de negociação permanente com o Ministério das Relações Exteriores. Em reunião realizada na em 23 de maio, a bancada sindical do MRE apresentou uma série de propostas voltadas ao aperfeiçoamento das políticas de inclusão e ao fortalecimento institucional do Ministério. 


A delegação sindical, acompanhada de suas respectivas assessorias, levou à Administração do MRE demandas específicas para ampliar a presença e a valorização de pessoas com deficiência, indígenas, negros e mulheres. O objetivo é assegurar a efetiva inclusão desses grupos nos quadros da carreira, com atenção especial à ascensão a cargos de chefia e espaços de decisão. 


O encontro contou com a presença do secretário de Gestão Administrativa Embaixador Denis Fontes de Souza Pinto; do chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade Fabrício Prado, e equipe; além de representantes do Gabinete e da Secretaria-Geral. 


Entre as propostas destacadas, estão: 


  • Capacitação em diversidade para gestores e gestoras; 
  • Transformação do Instituto Rio Branco, garantindo papel estruturante na formação e capacitação contínua de todos os servidores do MRE; 
  • Maior pluralidade na composição dos comitês e comissões — como as de promoção e remoção — a fim de refletir os diferentes perfis e experiências dos servidores; 
  • Fortalecimento da cultura organizacional inclusiva nos processos de tomada de decisão. 


“A diversidade e o pluralismo precisam estar presentes nos espaços de decisão do Itamaraty. Quanto maior a diversidade, maior a legitimidade e a correção das decisões tomadas. A pluralidade fortalece o órgão e amplia sua capacidade de implementar políticas mais justas e representativas”, destacou o presidente da ADB Sindical Gustavo Buttes. 


Sindicatos acompanham audiência sobre comunidades brasileiras no exterior  

A bancada sindical do Itamaraty — formada pela ADB Sindical e pelo Sinditamaraty — esteve presente na audiência pública realizada em 27 de maio, no Senado Federal, sobre a situação das comunidades brasileiras no exterior. 


O debate, presidido pelo senador Nelson Trad, trouxe à tona questões fundamentais, como a representatividade política das comunidades brasileiros no exterior, a política de deportação dos Estados Unidos, a preservação da cultura brasileira, o reforço no quadro de assistentes e oficiais de chancelaria e a proteção de mulheres e crianças expatriadas. 


A iniciativa foi aplaudida pelos sindicatos, que reforçaram a importância de se fortalecer a rede consular brasileira como condição para um atendimento digno e eficiente aos cidadãos que vivem fora do país. 

COMPENSAÇÃO DE HORAS
Mobilização sindical leva administração a rever portaria sobre banco de horas  

A ADB Sindical tomou conhecimento, com satisfação, de despacho da Secretaria-Geral, datado de 4 de junho, a respeito da compensação de horas extraordinárias. O despacho foi feito em memorando da SGAD, a partir de demandas das entidades sindicais, apresentadas em fevereiro deste ano. 


Ao reconhecer que não persiste vedação normativa ao estabelecimento de banco de horas, o despacho da SG determina o início de processo de revisão normativa interna.  


Trata-se de vitória da mobilização sindical, demonstrando a importância de nossa atuação firme, em defesa dos interesses legítimos da categoria.   


O Sindicato congratula-se com a acertada decisão da Administração, e reitera estar à disposição para contribuir com o processo de revisão normativa.  

BENEFÍCIOS
Novo convênio com a rede Samcler amplia postos conveniados 

A ADB Sindical anuncia uma nova parceria, que vai trazer ainda mais economia e praticidade para associados e associadas: o convênio com a rede Samcler de Combustíveis, que passa a oferecer condições especiais para nossos filiados em diversos pontos do Plano Piloto, em Brasília. 


Além do desconto no abastecimento, haverá valor especial para lavagem de veículos, assim como para a   aquisição de gás de cozinha. 


Confira os postos da rede Samcler onde você poderá usufruir desses benefícios: 


Asa Sul 


  • 109 Sul (Eixinho W) – Posto Petrobras 
  • 107 Sul (Eixinho W) – Posto Petrobras 
  • 306 Sul (Entrequadra) – Posto Petrobras 


Asa Norte 


  • 113 Norte (Eixinho W) – Posto Petrobras 
  • 405 Norte (Entrequadra) – Posto Petrobras 


Outra novidade importante é que não será mais necessário informar a placa do seu veículo. O cadastro será feito com o seu CPF, facilitando ainda mais o processo. 


Para efetivar o cadastro e garantir o acesso ao sistema da Samcler, pedimos que envie seu número de celular com DDD do Brasil para o e-mail secretaria@adb.org.br. Esse número será usado para o envio de um token de segurança via SMS, que permitirá o acesso ao sistema e aos descontos da rede. 


Acesse o tutorial de ativação do convênio com a Samcler e veja como é simples começar a economizar. 


Lembramos que para usufruir desta e de outras vantagens, é necessário estar em dia com a contribuição sindical. 

EVENTOS
ADB Sindical apoia festa junina do Clube das Nações 

No dia 28 de junho, a partir das 17h, o Clube das Nações será palco de uma das festas mais animadas do ano: o Arraial das Nações, realizado em parceria com a ADB Sindical. 


A programação inclui tudo o que uma boa festa junina pede: 

- Barracas típicas 

- Brincadeiras para todas as idades 

- Fogueira 


Como atração artística, a festa terá show do grupo Pé de Cerrado. Formado há 24 anos, o conjunto é referência na valorização da cultura popular brasileira. Formado por artistas-pesquisadores, o grupo se dedica a preservar e divulgar as tradições do país por meio da música, dança, teatro e literatura oral.  


Ingressos à venda 

Garanta o seu lugar pelo Sympla: sympla.com.br/evento/arraial-das-naCOes/2979262 

Os ingressos são limitados. Crianças até 12 anos não pagam. 


Contamos com a sua presença para celebrar as tradições juninas com muita alegria e música boa! 

 

APOSENTADOS E APOSENTADAS
Materiais informativos do PCAMSE estão disponíveis no site da ADB Sindical 

A ADB Sindical disponibilizou para download os materiais informativos atualizados sobre o Plano Complementar de Assistência Médica do Serviço Exterior (PCAMSE), atualmente operado pela seguradora Allianz. Os documentos foram encaminhados pela Divisão de Saúde e Segurança do Servidor (DSS), com o objetivo de facilitar o acesso a informações essenciais para os beneficiários do plano. 


Estão disponíveis os seguintes arquivos: 


Guia de Benefícios

Com informações detalhadas sobre a cobertura do plano, serviços oferecidos e formas de acesso. 


Rede Preferencial 

Lista de prestadores de serviço (médicos, clínicas e hospitais) com processo de pagamento simplificado e custos reduzidos. 


Cartilha de Dúvidas Frequentes

Com respostas para os principais questionamentos de servidores e pensionistas vinculados ao plano. 


Acesse os documentos diretamente nos links acima. Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria da ADB Sindical pelo e-mail secretaria@adb.org.br


Aprenda a acessar a Intratec com o tutorial da DINFOR 

Já está no exclusivo passo-a-passo em vídeo para acesso de diplomatas aposentados e aposentadas à Intratec. 


A iniciativa atende a demanda recorrente de filiados e filiadas e foi articulada pela ADB Sindical junto à DINFOR, com o objetivo de ampliar a autonomia dos aposentados e aposentadas no acompanhamento de temas relevantes. 


Com o acesso à Intratec, é possível: 

 

  • Acompanhar notícias e boletins de serviço; 
  • Consultar listas de ramais e de antiguidade; 
  • Baixar o comprovante de rendimentos para a declaração do IRPF; 
  • Atualizar o currículo profissional, entre outras funcionalidades. 

Sindicato realiza edição 2025 do café da manhã com aposentados e aposentadas

Nos dias 30 de maio, 2 e 3 de junho, a ADB Sindical promoveu a edição 2025 do Café da Manhã com filiados aposentados e filiadas aposentados. Ano passado, o evento já tinha sido realizado em Brasília e no Rio de Janeiro, com grande sucesso. Por demanda de aposentados e aposentadas, este ano, diplomatas de São Paulo também puderam participar do bate-papo. Os encontros reforçaram o compromisso da entidade em ouvir e atender às demandas de sindicalizados e sindicalizadas, bem como proporcionar um ambiente de interação e troca de experiências. 


A diretora administrativa do Sindicato e principal interface com aposentados e aposentadas, Barbara Tavora-Jainchill, destacou a importância da iniciativa. “Nós testamos o evento ano passado e deu certo, as pessoas realmente apreciam se encontrar. Este ano, graças à presença do secretário de Gestão de Pessoas do Itamaraty, os aposentados também puderam receber informações a respeito do nosso plano de saúde e do sistema Intratec.” 


Além do debate sobre aspectos administrativos, foram tratadas pautas prioritárias da entidade, como o projeto de criação de uma sede do sindicato no Clube das Nações, em Brasília, o novo regime jurídico do Serviço Exterior Brasileiro (SEB), e a criação da Frente Parlamentar em defesa do Serviço Exterior. “Para que isso se materialize, nós contamos com a participação e o engajamento dos aposentados e das aposentadas, que trazem muita experiência nessa comunicação com o Congresso”, afirmou o presidente da ADB Sindical, Gustavo Buttes. 


Encontro com a Administração 


No Rio de Janeiro e Brasília, o evento teve a presença do Secretário de Gestão Administrativa, Embaixador Denis de Souza Pinto, que falou sobre a importância da cooperação entre os sindicatos e a Administração do Ministério de Relações Exteriores em prol de pautas de interesse da categoria. “Na nossa realidade de tantas limitações, seja por falta de orçamento, seja por falta de pessoal, nós precisamos ter a cooperação dos sindicatos para que possamos explicar, mobilizar e tentar o mínimo de coordenação com quem está trabalhando e por aqueles que já passaram pelos nossos corredores do Itamaraty.” 


Novo canal da DSS para aposentados e aposentadas com dúvidas sobre o PCAMSE 

A Divisão de Saúde e Segurança do Itamaraty (DSS) criou um canal específico de atendimento para diplomatas aposentados(as) que tenham dúvidas sobre o plano de saúde PCAMSE. 


O objetivo é facilitar o acesso a informações sobre reembolsos, rede credenciada, cobertura e outros temas relacionados ao plano, com mais agilidade e atenção às necessidades de quem já se aposentou da carreira. 


O contato pode ser feito pelo e-mail: dss.pcamse@itamaraty.gov.br

COMUNICAÇÃO
Quer receber notícias da Bancada Sindical direto no seu WhatsApp ou e-mail? 

As atualizações da ADB Sindical agora são enviadas apenas para quem escolhe recebê-las! Se você quer acompanhar as principais notícias que impactam o Serviço Exterior e ficar por dentro da nossa mobilização sindical: 


Escreva para secretaria@adb.org.br 

Informe se prefere receber por WhatsApp ou e-mail. 


Não perca informações importantes sobre direitos, negociações e ações da Bancada Sindical.

PROJETO MEMÓRIA
Projeto Memória da Diplomacia Brasileira recebe sugestões de nomes para entrevistas 

O projeto Memória da Diplomacia Brasileira, realizado em parceria com o Museu da Pessoa, avança na construção de um acervo oral sobre a trajetória de diplomatas brasileiros. Nesta primeira fase, serão priorizados os seguintes eixos temáticos: o Brasil e o Itamaraty, o Brasil e o mundo, o IRBr e suas mudanças, e as especificidades do fazer diplomático. 


Com apoio de um grupo de diplomatas da ativa, aposentadas e aposentados, já foi elaborada uma lista preliminar de cerca de 50 nomes, da qual serão selecionadas 30 pessoas para entrevistas presenciais. O objetivo não é registrar a política externa em si, mas sim eternizar histórias pessoais e experiências profissionais que ajudaram a construir a diplomacia brasileira. A prioridade inicial será dada a colegas que não estão mais na ativa e com mais tempo de carreira, mas diferentes perfis e trajetórias serão valorizados. 


Filiados e filiadas podem enviar sugestões de nomes — inclusive os próprios — para o e-mail estudosepesquisas@adb.org.br. As entrevistas serão feitas presencialmente, em território nacional, com deslocamento da equipe do Museu da Pessoa. Ao final do projeto, também será possível registrar depoimentos voluntários no acervo permanente da iniciativa. 


 

 

Não está mais interessado:    ‍Cancelar inscrição