Você não está conectado. A newsletter pode incluir algumas informações do usuário, dessa forma elas podem não ser exibidas corretamente.

Boletim da ADB Sindical nº7/2025

Boletim da ADB Sindical nº7/2025

Caso não consiga visualizar, acesse pelo navegador:  Veja on-line


‍ ‍ ‍ ‍ ‍Boletim nº 07/2025

08 de agosto de 2025 ‍ ‍ ‍‍


Caras associadas e caros associados,


Nesta edição do boletim, trataremos da última transmissão ao vivo da primeira etapa da campanha Atualiza MRE; da disponibilização da “Calculadora de Simulação de Promoção da Carreira Diplomática”; das ações da bancada sindical para a melhoria das condições de trabalho no Ministério; do acompanhamento do processo do governo de “Reforma Administrativa”. Abordaremos, igualmente, o projeto “Prata da Casa” e a participação do sindicato no Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (ENERI).

Boa leitura! 

Diretoria da ADB Sindical

 

ATUALIZA MRE
Encerramento da primeira fase da campanha “Atualiza MRE” reforça demandas estruturais e modernização da carreira 

Na última live da primeira etapa da campanha Atualiza MRE, realizada em 31 de julho pela ADB Sindical e pelo Sinditamaraty, foram debatidos os principais desafios enfrentados pelo Serviço Exterior Brasileiro, além da urgência de reestruturação profunda das carreiras e da gestão de pessoal do Ministério das Relações Exteriores.

Iniciada em março, a campanha tratou de três grupos temáticos: remoção e lotação; inclusão e diversidade; e restruturação de carreiras — centrais para o bom funcionamento do Itamaraty e sua valorização da estrutura. A live de encerramento contribuiu com reflexões importantes sobre o acordo firmado com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI), em agosto de 2024, no contexto das negociações salariais, além dos potenciais impactos da reforma administrativa em curso.

Na ocasião, também se mencionou a necessidade de revisão da estrutura das carreiras do SEB, com definição clara das competências de cada função, assim como do modelo de piramidal de carreira, considerado antiquado e que inviabiliza a possibilidade de acesso da grande maioria de diplomatas a cargos mais elevados, com consequências institucionais absolutamente perniciosas.

A ADB Sindical defende o fim dessa pirâmide, por meio do fim de quantitativo de vagas por cargos na Lei, saindo de lógica de competição entre os membros da carreira diplomática para uma de colaboração e avaliação transparente, com critérios objetivos de progressão, como pontuação por experiência, atuação em postos estratégicos e cumprimento de requisitos técnicos.

A campanha “Atualiza MRE” segue, agora em nova etapa, com foco em mobilização e articulação política, para garantir a incorporação das propostas da base sindical em nova Lei do Serviço Exterior, para uma carreira moderna, justa e eficiente. 

 


Ferramenta projeta tempo médio de promoção na carreira diplomática 

Já está disponível Calculadora de Simulação de Promoção da Carreira Diplomática, ferramenta que utiliza modelo estatístico para estimar, em semestres, o tempo médio de promoção na carreira diplomática. 


A projeção considera dados demográficos, trajetórias profissionais e tendências e estimativas futuras. Com base nas informações individuais inseridas, a calculadora oferece projeção das perspectivas de progressão de cada integrante do corpo diplomático brasileiro.  


O algoritmo da ferramenta utiliza um modelo de regressão linear bayesiana, calibrado com dados empíricos fornecidos pela Administração do MRE e sistematizados pela consultoria Múnus Social Data, em parceria com a Pythonic Café. A metodologia permite quantificar o impacto de características individuais sobre o tempo estimado de promoção, levando em conta fatores como saturação de vagas nos quadros da carreira e critérios regulatórios de aposentadoria. Com isso, a ferramenta estima não apenas o ritmo da progressão, mas também a classe final alcançável e o fator limitante da ascensão de cada diplomata. 


O projeto foi desenvolvido por equipe multidisciplinar composta pelos economistas Loreta Guerra e Ricardo Semião; pelas pesquisadoras Fabia Berlatto e Karla Gobo; e pelos desenvolvedores Sérgio Santana e Lucivan Queiroz. O trabalho envolveu desde a conceitualização e curadoria de dados até a elaboração do modelo estatístico, desenvolvimento de software e revisão técnica. A colaboração entre especialistas fornece robustez metodológica e confiabilidade nas projeções apresentadas pela ferramenta. 

 

 

BANCADA SINDICAL
Bancada Sindical do MRE acompanha avanço na liberação orçamentária 

A Bancada Sindical do Ministério das Relações Exteriores (MRE), composta pela ADB Sindical e pelo Sinditamaraty, recebe com satisfação a publicação do Decreto nº 12.566, de 30 de julho de 2025, que trata da liberação orçamentária e define o cronograma de execução mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2025. 

A medida representa um avanço importante para a normalização dos processos de gestão administrativa do MRE e resulta da mobilização das entidades sindicais, em esforço conjunto com a Administração do MRE. 

 

Em 11 de julho, os Sindicatos encaminharam ofício conjunto à Casa Civil e aos Ministérios responsáveis pelo tema, alertando para os impactos negativos do contingenciamento sobre o funcionamento do MRE. Em 21 de julho, representantes da Bancada Sindical reuniram-se com a Sra. Secretária-Geral para reforçar a urgência de se buscar soluções concretas para o grave quadro orçamentário da pasta, inclusive por meio de gestões no mais alto nível no contexto da negociação e aprovação do Projeto de Lei Orçamentária para 2026. 

 

A ADB Sindical e o Sinditamaraty seguirão atentos e atuantes na defesa das condições de trabalho das servidoras e dos servidores do MRE, para garantir a dignidade do Serviço Exterior e a plena capacidade do Itamaraty para executar a política externa brasileira e suas importantes atribuições em defesa dos interesses do Brasil, dos brasileiros e das brasileiras. 

CONDIÇÕES DE TRABALHO
Bancada sindical se reúne com Administração e cobra soluções para orçamento, remoções e banco de horas 

Em 21 de julho, a Secretária-Geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, atendeu ao pedido de audiência da bancada sindical do MRE e recebeu representantes das entidades sindicais, para tratar de temas como contingenciamento orçamentário, cronograma de remoções, banco de horas, auxílio-moradia e diárias. A reunião contou também com a presença do secretário de Gestão Administrativa, embaixador Denis Fontes de Souza Pinto. 


Outro tema tratado no encontro foi o lançamento de novo mecanismo de remoções, com partidas distribuídas ao longo de 2026. A proposta vem em resposta à solicitação das entidades sindicais por maiores prazos entre a publicação das portarias de ermoção e as respectivas partidas. 


Na ocasião, o pagamento do auxílio-moradia no exterior do mês de julho, foi prometido até o fim do mês. A liberação de recursos foi autorizada em edição extra, de 30 de julho, do Diário Oficial da Uniao (Decreto 12.566). 


Em relação às diárias, a Administração comunicou que os pagamentos serão regularizados em breve. Novas autorizações de viagem deverão se restringir a casos essenciais, priorizando-se o acompanhamento de reuniões por servidores já lotados nos postos, no caso de eventos internacionais, ou, alternativamente, a realização de reuniões virtuais. 


Os representantes sindicais reforçaram pleito por novas regras de compensação de horas extras e pela implementação de banco de horas. A Administração comprometeu-se a apresentar proposta em breve. 


Por último, debateu-se a situação orçamentária do Itamaraty, cuja participação no orçamento federal representa apenas 0,08% do total. A bancada sindical e a Administração concordaram com a importância de buscar sensibilizar o Poder Legislativo. Novo encontro deverá ser realizado para definição de estratégias de articulação no Congresso Nacional. No intuito de buscar adequar o orçamento do Itamaraty às suas necessidades de serviço.  

 


Encontro com assessor da Presidência reforça urgência no descontingenciamento do orçamento do MRE 

No dia 27 de julho, a bancada sindical do Ministério das Relações Exteriores (MRE), formada pela ADB Sindical e pelo Sinditamaraty, encontrou-se com o assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial do Presidente da República, embaixador Audo Araujo Faleiro, para tratar da necessidade de descontingenciamento orçamentário do Itamaraty. 


Anteriormente, por ofício de 11 de julho, a bancada sindical já alertara a Casa Civil e o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento e Orçamento a respeito dos graves impactos do contingenciamento do orçamento no funcionamento do MRE e no bem-estar de seus servidores. 


Durante a reunião, reforçaram-se as principais reivindicações do documento e asseverou-se a necessidade de liberação de recursos para assegurar a continuidade das atividades diplomáticas e o funcionamento pleno do Itamaraty. A bancada destacou igualmente os efeitos deletérios do contingenciamento no dia a dia dos servidores, com desafios de planejamento familiar devido à falta de recurso para as remoções, já trazendo dificuldades concretas no mês de agosto, como a necessidade de matrícula de crianças em idade escolar.  


O diálogo institucional com a Presidência da República condiz com o compromisso das entidades sindicais de buscar soluções para garantir condições adequadas de trabalho para seus filiados.  

REFORMA ADMINISTRATIVA
ADB acompanha debates sobre reforma administrativa na Câmara 

A ADB Sindical participou, no início de julho, de audiências públicas promovidas pelo Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados. Os encontros reuniram especialistas acadêmicos e representantes do Poder Executivo. 


Em audiência com pesquisadores de instituições universitárias, foram discutidos os desafios de uma reforma administrativa que preserve a qualidade do serviço público. As exposições destacaram a importância de um debate técnico, qualificado e comprometido com a justiça social.  


Em audiência da Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou-se balanço de 38 medidas implementadas pelo governo desde 2023, no contexto de Agenda de Transformação do Estado.

 

‍Créditos: Adalberto Marques

ATUAÇÃO PARLAMENTAR
Fortalecimento da diplomacia em pauta na reunião da ADB Sindical com gabinete de senador 

A ADB Sindical, representada pelo diretor financeiro João André Oliveira, reuniu-se com a assessoria parlamentar do senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, na tarde de 14 de julho. 

 

Na ocasião, foram discutidos temas de interesse da carreira diplomática, com destaque para o debate sobre competências diplomáticas e outras questões relevantes à valorização e fortalecimento da diplomacia nacional. 

 

SOBERANIA NACIONAL
Bancada sindical repudia tarifas punitivas dos EUA ao Brasil 

Em nota conjunta divulgada na terça-feira, 30/7, a ADB Sindical e o Sinditamaraty repudiam a imposição de tarifas punitivas pelo Governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. 

 

No documento, as entidades ressaltam que ao vincular a aplicação das tarifas a decisões do Poder Judiciário brasileiro, os Estados Unidos extrapolam os limites do respeito institucional e agridem diretamente a soberania do Brasil. 

 

"Usar barreiras comerciais para influenciar o funcionamento interno de outro Estado configura violação desses fundamentos e compromete a integridade das relações entre nações soberanas", diz trecho da nota. 

 

PRODUÇÃO INTELECTUAL
ADB Sindical transforma site em repositório de talento e expressão da carreira diplomática 

A ADB Sindical tem o prazer de lançar o Prata da Casa, projeto permanente para valorizar a criatividade e o talento artístico de integrantes da carreira diplomática. A iniciativa tem como objetivo divulgar produções autorais de filiadas e filiados nas mais diversas expressões culturais. 


A publicação das obras será feita de forma contínua no site da ADB Sindical, consolidando, ao longo do tempo, grande repositório da produção cultural da carreira diplomática — um espaço aberto para a expressão artística e reflexiva de quem representa o Brasil no mundo. 


Se você possui trabalhos autorais em áreas como literatura, artes plásticas, ilustração ou ensaios, esta é a chance de compartilhar o seu talento com a comunidade diplomática. 


Para participar, envie a obra a ser publicada para o e-mail ascom@adb.org.br. A entidade entrará em contato com os interessados e interessadas para alinhar a divulgação do material. 

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Sindicato participa de encontro sobre os desafios do serviço público

No dia 17 de julho, a ADB Sindical participou de café da manhã promovido pelo Instituto Servir Brasil, no Sindilegis, que reuniu representantes sindicais, assessorias parlamentares e servidores públicos. O encontro teve como foco a construção de uma agenda comum de defesa do serviço público, diante dos riscos trazidos por propostas recentes de reforma administrativa. 


Durante a reunião, foram debatidos diversos pontos críticos, como a fragilidade na articulação entre entes públicos, parlamentares e sociedade civil; a baixa visibilidade das mobilizações nas redes e na imprensa; e o avanço da precarização nas contratações. Houve consenso sobre a necessidade de enfrentar a expansão da terceirização, da “pejotização” e das contratações temporárias sem critérios claros. Criticou-se o Portal Nacional de Contratações Temporárias (PNTD), por carecer de transparência e afetar a governança pública. Também foram mencionadas preocupações com temas transversais como previdência, teto remuneratório, marco regulatório, seguridade social e estabilidade das carreiras. 


Como encaminhamentos, o grupo propôs a elaboração de nota técnica crítica à contratação temporária, a produção de nota pública conjunta com diagnóstico e propostas alternativas, assim como a realização de painel e audiência pública sobre o tema. Também será criado grupo permanente de articulação política e comunicação pública, com foco na mobilização em estados e municípios e no acompanhamento do trâmite legislativo das propostas que afetam o funcionalismo. 

 


Sindicato marca presença em estratégico com Comitê Econômico e Social Europeu 

A ADB Sindical marcou presença em importante encontro estratégico realizado em Brasília, no dia 30 de julho, que reuniu entidades de direitos dos trabalhadores e movimentos sociais com o presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, Oliver Röpke. 


O diálogo reforçou a importância da parceria internacional para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem toda a sociedade. Entre os temas destacados estão a adoção e defesa do trabalho remoto, a jornada de trabalho reduzida, o princípio de trabalho igual salário igual, além de outros direitos sociais e trabalhistas. 


A iniciativa também ressaltou o compromisso coletivo com uma transição energética justa, a valorização do trabalho digno e o fortalecimento dos blocos geopolíticos, como BRICS, Mercosul e União Europeia. 


Além da ADB Sindical, participaram do encontro entidades como o Sindicato dos Servidores do Itamaraty (SindItamaraty), Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central das Entidades de Servidores Públicos (CESP), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), entre outras.

 

ESTUDANTE E ASPIRANTES À CARREIRA
Presença marcante da ADB Sindical no XXIX Eneri 

A ADB Sindical marcou presença no XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), realizado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, na Universidade Católica de Brasília. O congresso reuniu cerca de 800 estudantes de Relações Internacionais de todo o país em intensa programação ao longo de quatro dias. 


As mesas-redondas organizadas pela ADB Sindical foram sucesso de público e ampliaram o diálogo entre diplomatas e futuros profissionais da área. Os debates abordaram: a diversidade na diplomacia; os desafios contemporâneos da diplomacia; o cotidiano da carreira; e os caminhos de renovação do serviço exterior. 


No dia 1 de agosto, o tema “Diversidade na diplomacia” reuniu Márcia Lima (FFLCH/USP), Fabrício Prado (Assessoria de Participação Social e Diversidade/MRE) e Gabriela Perfeito (presidente do Sinditamaraty) para discutir os avanços e desafios das ações afirmativas no MRE.  


No dia 2, duas atividades da ADB Sindical lotaram auditórios. A mesa “Jovens diplomatas e o desafio do fazer diplomático no século XXI” reuniu quatro profissionais com interessantes trajetórias: o Conselheiro Maurício Costa, lotado na Presidência da República; terceira-secretária Marta André, da Embaixada de Angola no Brasil; a terceira-secretária Ritsuko Kawashima, da Embaixada do Japão no Brasil; e o terceiro-secretário William Placides, recém-ingresso no Instituto Rio Branco. Na ocasião, abordaram-se os desafios da carreira e o papel da juventude na renovação da diplomacia.  


Na seção sobre “Capacidades Diplomáticas Brasileiras para o Século XXI”, os professores Dawisson Belém Lopes (UFMG), Antônio Jorge Ramalho (UnB) e Letícia Pinheiro (IESP-UERJ) discutiram os desafios da atuação diplomática e a nova Lei do Serviço Exterior. Foram debatidas as competências necessárias à diplomacia contemporânea, derivadas de coletânea homônima, em processo de elaboração.  


No último dia de evento, 3 de agosto, a mesa “Sindicalismo no serviço público: a experiência do MRE e outras carreiras de Estado” promoveu reflexão sobre o papel do movimento sindical na valorização das carreiras públicas. O debate destacou os desafios da atuação coletiva na diplomacia e em outras áreas estratégicas do Estado. Participaram Gustavo Buttes (ADB Sindical), Gabriela Perfeito (Sinditamaraty), Rudinei Marques (Fonacate) e Eduardo Maia (CSPB). Os painelistas abordaram temas como negociação com o governo, condições de trabalho e engajamento de jovens. A atividade reforçou a importância da organização sindical para a defesa de direitos e o fortalecimento institucional. 


Além da programação acadêmica, a ADB Sindical esteve presente com estande que serviu de ponto de encontro de estudantes e aspirantes à diplomacia. No local, a equipe conversou com o público, esclareceu dúvidas sobre a carreira e distribuiu brindes. 


A participação da ADB Sindical no Eneri reforça seu compromisso com a valorização da diplomacia brasileira e com o incentivo à formação de novas gerações de profissionais comprometidas e comprometidos com o serviço público.  

 


Estudantes da USP visitam a ADB Sindical em Brasília 

A ADB Sindical recebeu, em 5 de agosto, a visita de estudantes de Direito que integram o Laboratório Diplomático da Universidade de São Paulo (USP). O encontro fez parte das atividades da visita técnica dos alunos a Brasília e proporcionou um espaço de troca entre futuras gerações interessadas na carreira diplomática e a entidade representativa dos diplomatas brasileiros. 


Durante a reunião, a diretoria da ADB Sindical apresentou o papel do sindicato, suas principais frentes de atuação e os desafios enfrentados hoje pela carreira. Também foram discutidas as iniciativas voltadas à valorização da diplomacia e à construção de um serviço exterior mais justo, representativo e atento às demandas das famílias diplomáticas. 


A visita reforça o compromisso da ADB Sindical com o diálogo intergeracional e com o fortalecimento de pontes entre a diplomacia brasileira e o meio acadêmico. Iniciativas como essa são essenciais para inspirar novos talentos e ampliar o conhecimento sobre a realidade da carreira e da atuação sindical no serviço público. 

 


 

 

Não está mais interessado:    ‍Cancelar inscrição