Situação orçamentária do MRE é tema de reunião entre Administração e bancada sindical

Situação orçamentária do MRE é tema de reunião entre Administração e bancada sindical

A secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, atendeu ao pedido de audiência da ADB Sindical e do Sinditamaraty e recebeu representantes das entidades sindicais para tratar de temas como contingenciamento orçamentário, cronograma de remoções, banco de horas, auxílio-moradia e diárias. A reunião ocorreu na segunda-feira (21/7) e contou com a presença do secretário de Gestão Administrativa, embaixador Denis Fontes de Souza Pinto.

Durante o encontro, os representantes sindicais reiteraram à Administração demandas pelo pagamento tempestivo de diárias e do auxílio-moradia no exterior. Reforçaram a importância de regularidade e previsibilidade nos mecanismos de remoções.

A Administração indicou a liberação de recursos para o pagamento do auxílio-moradia e dos salários de contratados locais até o final do mês. Em relação às diárias, a Administração relatou os esforços no sentido de conter gastos com viagens, e de garantir pagamento regular de diárias em futuras missões.

Em relação ao mecanismo de remoções em curso, a Administração reiterou a expectativa de recursos até o final de agosto, para executar as remoções ainda no segundo semestre. Os sindicatos demandaram informações sobre o mecanismo do segundo semestre, e sugeriram que ele seja mantido, com prazo mais dilatado entre a remoção e a partida dos servidores e servidoras.

Os representantes sindicais reiteram o pleito por novas regras de compensação de horas extras e a implementação do banco de horas. A Administração assumiu o compromisso de apresentar uma proposta em breve.

Discutiu-se também a situação do orçamento do Itamaraty, que corresponde a apenas 0,08% do orçamento da União. A bancada sindical e a Administração sugeriram a possibilidade de coordenar estratégias de articulação parlamentar em prol do orçamento do Ministério.