Sempre cismei com o nome de nossa simpática vizinha Viradouro. De onde vem?
Segundo a enciclopédia digital, e remota,
"A história de Viradouro começou numa fazenda de propriedade do capitão Antonio Machado da Silveira e sua esposa Hipólita Pladina da Silveira. O local marcava o ponto final de uma estrada e obrigava os viajantes a virar, daí o nome Viradouro."
Não me convenci. E o acaso me deu razão. Um dia fui atrás de umas luzes (elétricas, que as mentais já as carrego meio apagadas) naquelas lojas de lustres e cristais da Rua da Consolação, em São Paulo. Na porta de uma me recomendaram dar a volta e entrar pelo estacionamento de clientes, pela rua de trás. Lá fui, encontrei a porta e me meti com o Ka por uma ruela particular, estreita, entre muros e casas. Quando o espaço se ampliou, um atendente pediu para parar o carro em cima de uma placa de ferro no chão, redonda; isso feito, começou a mover o Ka, com uma mão descuidada - em direção para mim inusitada: nem pra frente, nem pra trás, mas em torno de mim próprio, até chegar ao sentido mais prático para a manobra de saída. Num átimo caiu a ficha: descobri de onde vinha Viradouro.
Eu estava em cima dele!
Vejam o que diz o Houaiss, de viradoro:
1. estrado móvel usado para alterar o sentido de uma locomotiva; girador
2. triângulo de reversão das estradas de ferro, que tem a mesma função
Pois é. O Dantinho Guarnieri, que sabe mais do que qualquer enciclopédia, confirma agora: a vila estava no fim do ramal da Paulista, e havia um viradouro para girar a máquina no rumo do retorno. Diz ele que o lugar ainda está lá. Vou ver.
Só falta escolher: Viradouro ou Viradoro?
Decerto nossos amigos da cidade preferirão ser viradourenses, jamais viradores – muito menos virados.
Parece que aqui perto já houve uma outra discussão ortográfico-toponímica séria, esta de dar briga feia: Jabuticabal ou Jaboticabal, o animal ou a fruta, com u ou com o? Mas por que mexer nisso? Jabuti não morde; mas jabuticaba (ou jaboticaba?) tem vespeiro!
Ademais, quando for escrever de Jaboticabal, vou tratar é de coisa santa.