Nota Pública: Sobre as declarações do Ministro de Estado da Economia.
A Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB/Sindical) – entidade que congrega mais de 1500 diplomatas que representam o País e defendem os interesses nacionais – repudia veemente as declarações do Ministro de Estado da Economia que, ao defender proposta de reforma administrativa, comparou servidores públicos a parasitas.
“Há mais de 100 anos os diplomatas brasileiros têm como maior objetivo construir a imagem; o desenvolvimento do País e sobretudo garantir os direitos e zelar pela integridade física dos cidadãos brasileiros que residem ou visitam o exterior”, destacou a porta voz da entidade, Embaixadora Maria Celina de Azevedo Rodrigues. A Embaixadora enfatizou que um exemplo emblemático e recente dessa dedicação foi o trabalhado realizado pela Embaixada do Brasil na China, que contou com três diplomatas que dirigiram por 16 horas sob neve e entraram na cidade confinada de Wuhan, para resgatar 31 cidadãos brasileiros. Esse tipo de dedicação e lealdade ao País em diversas ocasiões, enfrentando, inclusive, riscos de contaminação, são situações comuns vivenciadas pelos representantes do Brasil no exterior”, destacou a Embaixadora.
Para a porta-voz da entidade, a estabilidade adquirida por essa tradicional carreira de Estado foi gerada pelo caráter de sua atuação exclusiva, desempenhada com base nos critérios da legalidade e dos princípios éticos.
A porta-voz esclareceu, ainda, que o reajuste salarial dos diplomatas foi o mesmo dos demais representantes do serviço público federal, que, efetivamente repôs apenas parte da inflação. Por fim, reafirmou o “compromisso de continuar defendendo os interesses do País, tanto no desenvolvimento econômico da Nação, como principalmente na garantia da integridade dos cidadãos brasileiros fora do País, função a nós atribuída pela Constituição Federal, que desempenharemos com afinco e diligência”, concluiu a Embaixadora Maria Celina.