Você não está conectado. A newsletter pode incluir algumas informações do usuário, dessa forma elas podem não ser exibidas corretamente.

Boletim da ADB Sindical nº2/2025

Boletim da ADB Sindical nº2/2025

Caso não consiga visualizar, acesse pelo navegador:  Veja on-line


‍ ‍ ‍ ‍ ‍Boletim nº 02/2025

29 de abril de 2025 ‍ ‍‍


F‍iliadas e filiados,


Muito bom tê-las e tê-los aqui conosco. O mês de fevereiro começou com a publicação do Plano Setorial de Combate ao Assédio e Discriminação no MRE, para o qual contribuiu o nosso Sindicato. 


Já as negociações sobre novo Decreto sobre Promoções na carreira de diplomata avançaram e se aproximam do fechamento do texto negociado. Finalizados os trabalhos do GT-Decreto, a Mesa Setorial deverá retomar suas atividades de maneira mais expedita, concentrando-se na negociação e elaboração do projeto de nova Lei do Serviço Exterior. Ao longo desse processo, previsto para concluir-se em agosto próximo, contamos com o envolvimento ativo de todas e todos, por meio do envio de sugestões e participação em enquetes e reuniões abertas para debate amplo sobre os principais desafios enfrentados pela categoria. 


Ainda a respeito da nova Lei do Serviço Exterior e da reforma da carreira, cumprindo determinação da última Assembleia Geral, foi realizada consulta sobre a contratação de consultoria técnica para assessorar a ADB, com resultados favoráveis a essa contratação.  


Neste mês, além da questão da consultoria, houve rodada de comentários sobre parceria com o Museu da Pessoa, que também foi muito bem recebida. 


A isso somou-se, no grupo de WhatsApp, menção ao clipping de notícias, cuja divulgação fora suspensa. Recorda-se ter havido, em novembro passado, consulta sobre a satisfação com o serviço de clipping de notícias. Na ocasião, esclareceu-se sobre a interrupção do serviço, justificada especialmente pela disponibilidade de acesso de todos filiados e filiadas ao clipping, praticamente idêntico, produzido pela Administração e divulgado na rede do MRE. Filiados e filiadas podem voltar a se manifestar, e a Diretoria estará atenta a eventuais demandas passíveis de serem atendidas.   


A mais recente consulta, que se encontra aberta, é sobre eventual reformulação da marca do nosso Sindicato. Neste boletim, vocês encontrarão esclarecimentos, histórico e contextualização sobre a proposta de “rebranding", assim como a natureza da consulta. 


A nossa Associação tem também estreitado sua parceria com a creche do Ministério da Saúde e com a Associação de Familiares do Serviço Exterior (AFSI), buscando trazer benefícios concretos para a qualidade de vida de diplomatas e familiares. No aspecto social, foi organizada festa de pré-carnaval no Clube das Nações.  


Por fim, mas não menos importante, a ADB Sindical recentemente apresentou-se à nova turma do Instituto Rio Branco. Damos as boas-vindas às novas filiadas e filiados que, desde o início de suas carreiras, já demonstram grande interesse por temas associativos e sindicais e pelo futuro do Itamaraty. 

 

A gestão MRENOVA reafirma seu compromisso com a transparência, ao relatar suas atividades mensalmente e buscar a participação de todos e de todas, por meio de consultas eletrônicas, para subsidiar decisões da Diretoria. Essas consultas buscam assegurar dinamismo e legitimidade à nossa gestão, sem prescindir do encaminhamento de certas matérias à Assembleia Geral, quando necessário.  


A Diretoria está sempre aberta a críticas, perguntas, comentários e sugestões, que devem ser encaminhadas ao e-mail secretaria@adb.org.br. Da mesma forma, o grupo de WhatsApp está disponível para fomentar o diálogo entre associados e associadas sobre temas sindicais. 


Para aprimorar ainda mais a comunicação e a transparência, estamos buscando reforçar a equipe de nossa Secretaria. Nosso objetivo sempre será garantir o apoio mais profissional e célere possível. 


Boa leitura! 

 


Mesas de Negociação: Decreto de Promoções e nova Lei do Serviço Exterior   

Em 13 de fevereiro, a ADB Sindical participou de mais uma reunião do Grupo de Trabalho instituído para discutir um novo Decreto sobre Promoções na Carreira de Diplomata. Como relatado no boletim anterior, o texto em negociação prevê novo modelo de aferição do mérito para promoções, com base em mecanismos de avaliação de desempenho e de análise de histórico funcional, a partir das competências e qualidades desejadas para diplomatas em cada nível de suas carreiras. Também estão previstas mudanças na Comissão de Promoções, para torná-la mais plural e diversa, com participação de representantes da categoria e do Ministério. 


A ADB Sindical mantém a expectativa de que os trabalhos do GT-Decreto sejam concluídos na próxima reunião, prevista para ser realizada logo após o Carnaval. Na sequência, esperamos a retomada das reuniões da Mesa Setorial para discutir o projeto de nova LSE, com vistas à conclusão do processo negociador em agosto deste ano, conforme acordado entre o Governo e as entidades sindicais.  


Contratação de consultoria 

Conforme decisão da Assembleia-Geral da ADB, foi aberta enquete a propósito da contratação de consultoria especializada para produção de estudos técnicos sobre a carreira. 110 diplomatas responderam, com 76 votos favoráveis (69,1%). Diante disso, a Diretoria está tomando medidas necessárias para a contratação de serviços especializados, de modo a reforçar a equipe e estrutura do Sindicato para melhor enfrentar os desafios que envolvem a modernização do Itamaraty e a melhoria das condições de trabalho no Brasil e no exterior.  


Mecanismos de Remoções em 2025: incertezas orçamentárias 

Durante a reunião da Mesa Setorial, em 5 de fevereiro, o Sr. SGAD reconheceu que as incertezas orçamentárias dificultam a previsibilidade dos mecanismos de remoção para o presente ano, tema que já havia sido objeto de questionamento da ADB Sindical.


As entidades sindicais solicitaram, na ocasião, que a Administração melhore sua comunicação com os servidores e servidoras sobre os mecanismos de remoção, para aumentar a previsibilidade do processo, facilitar o planejamento e evitar incertezas ainda maiores. Tão logo haja orçamento aprovado para 2025, os representantes da Administração comprometeram-se a circular informação sobre as perspectivas para os mecanismos de remoção deste ano. 


Combate ao Assédio e à Discriminação: avanço importante 

Foi publicada, em 3 de fevereiro, a Portaria Nº 580, que institui o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no âmbito do Ministério das Relações Exteriores.  


O processo de elaboração do Plano contou com a participação das entidades sindicais


Ainda que as sugestões da ADB Sindical tenham sido incorporadas ao Plano apenas parcialmente, nosso Sindicato reconhece que, neste momento, a medida representa avanço na proteção de direitos e na promoção de ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso, e, nesse contexto, congratulou-se com os esforços da Administração. 


Acompanharemos a execução do Plano e esperamos que, em eventual revisão e expansão, venham a ser incluídas ações capazes de enfrentar o problema sistêmico do “assédio moral institucional”, problema reconhecido pelo Programa Federal de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação.  

 

No Itamaraty, o “assédio moral institucional” manifesta-se em práticas que deixam os servidores e servidoras mais vulneráveis ao arbítrio de suas chefias, criando ambiente propício ao assédio e à discriminação. Dentre essas práticas podemos citar a ausência de critérios claros para remoção, lotação e promoção; falta de regulamentação das demandas de trabalho fora do horário de expediente; e, pouco mencionado, mas especialmente importante, a manutenção de diplomatas em condições de trabalho inadequadas, especialmente em postos de sacrifício ou zonas de conflito.  


Boas-vindas à nova turma de diplomatas do IRBr 

Na tarde da sexta-feira, 21/2, a ADB Sindical realizou, no Instituto Rio Branco, encontro com a nova turma de diplomatas.  O presidente Gustavo Buttes e o vice-presidente Raul Torres apresentaram o Sindicato e ressaltaram a importância da filiação para fortalecimento da categoria. 


"O fortalecimento do Sindicato é essencial para termos voz ativa nas negociações e avançarmos em pautas fundamentais para a categoria", afirmou Buttes. O presidente relatou os avanços provenientes da mais recente negociação salarial, que contemplou também o compromisso do governo com a revisão da Lei do Serviço Exterior até agosto deste ano. O vice-presidente apresentou os benefícios da ADB Sindical, incluindo convênios e descontos exclusivos para os filiados e filiadas.  


Os dirigentes enfatizaram que, nos últimos anos, a carreira diplomática sofreu com a acentuação de assimetrias em relação a outras carreiras de Estado do Executivo Federal. "Enquanto outras categorias avançaram em suas pautas, nossa carreira sofreu com o distanciamento do topo do funcionalismo. Precisamos de mobilização para recuperar esse espaço", ponderou Torres. 

 

CONSULTA ÀS BASES
Clippping de notícias 

Em 1° de novembro, a Diretoria da ADB Sindical informou, por e-mail, a todos e todas que o serviço de clipping de notícias seria suspenso para reavaliação, à luz de reestabelecimento do serviço de clipping de notícias do MRE para diplomatas da ativa e para aposentados e aposentadas.   


A Diretoria comunicou, ainda, que buscaria, caso houvesse interesse na manutenção do serviço, uma nova empresa prestadora de serviços, tendo em conta reclamações sobre a acessibilidade visual do produto entregue pela antiga prestadora. 


Naquela ocasião, solicitamos que comentários e sugestões de associados e associadas fossem enviados para o e-mail da Secretaria (secretaria@adb.org.br).   


Até o dia 21 de fevereiro, tínhamos recebido apenas 9 comentários: 3 consideravam o clipping bom, 2 consideravam o clipping ruim ou desnecessário, e 4 solicitaram orientação para acessar a Intratec para aposentados e aposentadas. 


Dada a baixa participação na consulta original e o fato de que o tema voltou às discussões entre os filiados e filiadas na última semana, a Diretoria renova o convite para que as pessoas interessadas manifestem sua opinião ou sugestão sobre o serviço de clipping para o e-mail da Secretaria, até o final do mês de março. A Secretaria está disponível para orientar os filiados e filiadas à acessarem o clipping do Itamaraty.  

 


Consulta sobre nova identidade visual do Sindicato envolve filiados e filiadas 

A ADB Sindical abriu consulta aos seus associados e associadas sobre a criação de uma logomarca específica para o Sindicato, distinta da utilizada pela Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB). A iniciativa faz parte do processo de rebranding, iniciado na gestão anterior, que identificou a necessidade de diferenciar visualmente as duas entidades para maior clareza institucional. 


A enquete, ora em curso, pretende ouvir a categoria sobre a conveniência de buscar-se identidade visual própria para a ADB Sindical, sem produzir alterações no nome do Sindicato ou em seus estatutos. Profissionais da área recomendaram eventual nova marca, com o objetivo de reforçar a percepção da ação sindical e, assim, fortalecer a mensagem do Sindicato perante seus interlocutores, especialmente o público externo e todos aqueles que, no próprio Executivo, mas também no Legislativo, precisam, cada vez mais, conhecer e reconhecer o trabalho de diplomatas do país. A nomenclatura "ADB Sindical" carece de referência explícita à carreira de diplomatas e torna, ainda segundo especialistas, menos enfáticas quaisquer ações orientadas para a promoção dos interesses da categoria. No contexto de dinâmicas crescentemente midiáticas para angariar apoios às causas da carreira diplomática, a Diretoria entendeu, como segue entendendo, que há inegável mérito em ampliarmos a visibilidade de nosso Sindicato, o que seria mais eficaz por meio de nova marca. Sobre isso decidirão os nossos filiados e nossas filiadas.  


A enquete, que tem caráter consultivo, servirá de base para orientar os debates na Diretoria Executiva. Entre as opções em avaliação, há a possibilidade de manutenção da identidade atual, garantindo a possibilidade de não se adotar a recomendação da consultoria de “rebranding”. A ADB Sindical reafirma seu compromisso com a transparência e a participação ativa da categoria na construção de um Sindicato mais forte, representativo e alinhado às demandas dos diplomatas brasileiros


Participe da enquete!  


Convidamos nossos filiados e filiadas a darem sua opinião na escolha da nova logomarca e do acrônimo do Sindicato. 


A votação está aberta até o dia 7 de março, à meia-noite. 

 


Projeto de Memória 

A ADB Sindical agradece a participação de todos e todas na enquete sobre o projeto de memória. Recebemos contribuições valiosas de 27 diplomatas, com 62% de apoio, 26% de opiniões contrárias e 11% de respostas neutras.  


Com base nos resultados, iniciaremos os contatos com o Museu da Pessoa para traçar os planos de desenvolvimento da iniciativa. Todos os comentários recebidos serão compartilhados com a equipe do MUPE, garantindo que o projeto reflita as expectativas e preocupações da categoria. 


Além disso, a Diretoria da ADB Sindical pretende criar Grupo de Amigos e Amigas do Projeto, reunindo colegas dispostos e dispostas a contribuir como conselheiros e conselheiras, acompanhando e colaborando no processo de construção e desenvolvimento da iniciativa.   


Filiados e filiadas que quiserem colaborar, por favor, enviem e-mail para secretaria@adb.org.br, com assunto "Projeto de Memória. Participação no Conselho". 

 

AMBIENTE DE TRABALHO
Ginástica laboral no Itamaraty: iniciativa patrocinada pela ADB 

A Associação, em parceria com a Divisão de Saúde e Segurança (DSS), anuncia a oferta de ginástica laboral para todos os servidores e servidoras do Itamaraty, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. As aulas serão ministradas pela professora Milene Santos, da Elaborar Ginástica Laboral, e terão início no dia 24 de março (segunda-feira)


As sessões podem ser individuais ou realizadas em pequenos grupos da mesma divisão. Para participar, agende seu horário com a Secretaria da ADB Sindical pelo email secretaria@adb.org.br.


Confira os horários: 


Aulas presenciais (abertas a todos os servidores) 


Terças-feiras: 5 sessões pela manhã e 5 à tarde 

Quintas-feiras: 5 sessões pela manhã 

Sextas-feiras: 5 sessões pela manhã 

 

Aulas online (exclusivas para filiados da ADB Sindical) 

Segundas-feiras: às 11h 

Quartas-feiras: às 16h 


A ADB iniciará, logo após o Carnaval, a divulgação da Ginástica Laboral em suas redes, bem como nas instalações da SERE.  

 

APOIO ÀS FAMÍLIAS
ADB estreita parceria com a AFSI 

Em fevereiro, a Associação de Diplomatas do Brasil estreitou sua parceria com a Associação dos Familiares de Servidores do Itamaraty (AFSI) para ampliar o apoio às famílias.   


A AFSI solicitou que a ADB se empenhe na demanda pelo aumento do valor do auxílio-familiar (como alternativa ao auxílio-educação) e em pautas como a expansão dos cursos de idiomas oferecidos pelo MRE para os cônjuges. Outros temas debatidos foram: a promoção do ensino de português e de história do Brasil para crianças de servidores no exterior; a atualização dos “guias de Postos” e “guias de escolas”; a oferta de cursos de “personal organizer”; e a realização de mais eventos para famílias no Clube das Nações. 


Está em avaliação a possibilidade de cônjuges e dependentes de diplomatas acessarem a área exclusiva do site da ADB. Nesse espaço, serão disponibilizados materiais produzidos pela AFSI e outras informações de interesse de familiares.  


Doação à creche do Ministério da Saúde 

A ADB realizou doação de cinco computadores, dois bebedouros e materiais para educação nutricional à creche do Ministério da Saúde, contribuindo para a ampliação de suas atividades e incentivando a alimentação saudável entre as crianças. A iniciativa reforça nosso compromisso com o bem-estar dos diplomatas que são mães e pais, oferecendo melhores condições para seus dependentes. Mais ainda, mostra o potencial da parceria entre a Administração, que mantém o contrato de parceria com o MS, e a ADB. 


A creche disponibiliza 40 vagas para filhos e filhas de servidores e servidoras do MRE, graças a convênio firmado no âmbito do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Itamaraty. A ADB participa dessa iniciativa da Administração e seguirá atenta a ações que promovam mais apoio às famílias diplomáticas. 


Festa de pré-Carnaval no Clube das Nações 

A ADB patrocinou a festa de pré-Carnaval no Clube das Nações, no último dia 23 de fevereiro. A programação contou com a banda Choro Fingido e recreação infantil do Tio Kaju, garantindo diversão para as famílias diplomáticas. 


Além da programação musical, os participantes puderam aproveitar a feijoada do restaurante do Luiz, que trouxe seu tradicional sabor para a festa. 

‍Grupo de Whatsapp

‍Para receber as notícias da ADB Sindical em seu celular, entre em nosso grupo de Avisos no WhatsApp.

 

 

 

Não está mais interessado:    ‍Cancelar inscrição