A carreira diplomática no Brasil é uma vocação de serviço público. Com o ritmo acelerado das mudanças globais e a crescente interdependência entre as nações, o papel do Brasil tem crescido em importância. Hoje, o país conta com mais de 1.500 diplomatas a seu serviço, lotados em Brasília, outros estados ou no exterior.
O ingresso na carreira diplomática ocorre como Terceiro-Secretário, por meio de aprovação no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD). Nos primeiros anos da carreira, o diplomata ingressante assiste a aulas de formação no Instituto Rio Branco. Desde o início, o servidor será treinado para desempenhar uma ampla gama de funções de representação do Brasil perante a comunidade internacional, por exemplo, colher as informações necessárias à formulação da política externa; participar de reuniões internacionais e negociar em nome do Brasil; proteger os interesses de seus compatriotas; e promover a cultura e os valores do Brasil. O diplomata é treinado para conhecer uma série de temas, que vão desde paz e segurança, normas de comércio e relações econômicas e financeiras até direitos humanos, meio ambiente, tráfico ilícito de drogas e fluxos migratórios.
O Ministério das Relações Exteriores, conhecido também como Itamaraty, é o órgão responsável pela formulação e execução da política externa brasileira. O ministério tem uma tradição de serviço público e excelência estabelecida pelo Barão do Rio Branco, que inspira e orienta o trabalho do Itamaraty em todas as suas funções, desde representar o governo no exterior até promover os produtos nacionais em outros mercados.
Os diplomatas brasileiros representam o país em uma variedade de contextos, dentro da estrutura do ministério, como na Secretaria de Estado, em Brasília, ou em embaixadas, consulados e missões. A atuação do diplomata também encontra extrema relevância em outros órgãos governamentais, como responsáveis pelas áreas internacionais.
Conheça mais sobre a carreira e o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, ao acessar o site do Ministério das Relações Exteriores.