A Bancada Sindical do Ministério das Relações Exteriores (MRE), composta pela ADB Sindical e pelo Sinditamaraty, recebe com satisfação a publicação do Decreto nº 12.566, de 30 de julho de 2025, que trata da liberação orçamentária e define o cronograma de execução mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2025.
A medida representa um avanço importante para a normalização dos processos de gestão administrativa do MRE e resulta da mobilização das entidades sindicais, em esforço conjunto com a Administração do MRE.
Em 11 de julho, os Sindicatos encaminharam ofício conjunto à Casa Civil e aos Ministérios responsáveis pelo tema, alertando para os impactos negativos do contingenciamento sobre o funcionamento do MRE. Em 21 de julho, representantes da Bancada Sindical reuniram-se com a Sra. Secretária-Geral para reforçar a urgência de se buscar soluções concretas para o grave quadro orçamentário da pasta, inclusive por meio de gestões no mais alto nível no contexto da negociação e aprovação do Projeto de Lei Orçamentária para 2026.
A ADB Sindical e o Sinditamaraty seguirão atentos e atuantes na defesa das condições de trabalho das servidoras e dos servidores do MRE, para garantir a dignidade do Serviço Exterior e a plena capacidade do Itamaraty para executar a política externa brasileira e suas importantes atribuições em defesa dos interesses do Brasil, dos brasileiros e das brasileiras.
Governo Libera Orçamento e Estabelece Cronograma de Desembolso de 2025 — MRE Precisa Agir
