Além de celebrar a data, a Associação e Sindicato de Diplomatas Brasileiros (ADB) comemorou a formação de novos profissionais da área
Na noite da última sexta-feira (19/5), a Associação e Sindicato de Diplomatas Brasileiros (ADB) orquestrou um coquetel para celebrar o Dia do Diplomata e a formação de novos profissionais do ramo, no Clube das Nações, na Asa Sul.
A data, criada em 1970, é celebrada originalmente no dia 20 de abril em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão de Rio Branco, que nasceu nesse dia, em 1845, e trouxe grande contribuição à chancelaria brasileira.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, a presidente da ADB e embaixadora Maria Celina de Azevedo Rodrigues explica que, este ano, eles adiaram um pouquinho a comemoração para homenagear, também, a 6ª turma de formandos que entrarão para a carreira diplomática.
“Eles são a continuação da tradição, da carreira e da promoção da defesa de interesse do Brasil. Se depender deles, teremos um futuro brilhante, pois são pessoas dinâmicas, maduras, com ideias novas e com grandes ideais”, disse Maria Celina.
Além de representar o país em reuniões internacionais, os diplomatas ajudam na mediação de conflitos com membros de outras nações, atuam na proteção e assistência de cidadãos e promovem a cultura no exterior.
Com 50 anos de experiência no ramo, o embaixador Gilberto Moura viveu grandes momentos como diplomata, tanto no Instituto Rio Branco — quando ainda era localizado no Rio de Janeiro — quanto na sua chegada ao Palácio do Itamaraty.
Para o integrante da ADB, acompanhar a chegada de novos membros é uma “grande metamorfose”, extremamente necessária para os dias atuais.
“Para alguém que tem meio século de carreira é um prazer imenso ver os colegas jovens com ferramentas de compreensão, de análise e de vivências nessa era digital — algo que era inexistente quando eu cheguei”, contou. “Estamos evoluindo bastante também na presença das mulheres”, explica o profissional.
O evento teve buffet assinado pela Degustare, que preparou um menu extenso com frios, queijos, risoto, frutas, salgados e camarões. Whisky, vinhos, champanhe e drinques estavam entre as opções servidas.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
Crédito Fotos: Wey Alves/Metrópolis