Documento, que reúne 34 diretrizes, contou com a contribuição do Sindicato
Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o presidente do ADB Sindical, Gustavo Buttes, esteve presente na cerimônia de lançamento do Plano de Ações do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para o Programa Federal de Ações Afirmativas (PFAA). O documento, que reúne 34 diretrizes, é o resultado de um extenso processo de consulta interna, que contou com a contribuição do Sindicato, servidores, além de comitês étnico-racial, de gênero, de pessoas com deficiência e de pessoas LGBTQIA+.
“A iniciativa é de grande relevância, pois direciona o Ministério para um caminho positivo e alinhado com nossas propostas enquanto categoria. Defendemos um MRE mais diverso, que reflita a realidade do Brasil e seja mais inclusivo”, afirmou Buttes. O Plano de Ações é composto por duas frentes, com 18 diretrizes focadas na gestão e contratação de serviços e produtos e outras 16 referentes a atividades finalísticas do Ministério, como o serviço consular e a assistência a brasileiros no exterior.
Entre as propostas sugeridas pelo Sindicato, e implementadas no documento, destacam-se a ampliação da entrada de mulheres e pessoas com deficiência na carreira diplomática e a capacitação dos servidores para a diversidade e inclusão, além da priorização de pessoas negras e mulheres na ascensão funcional das carreiras. "A ADB Sindical participou ativamente desse processo de construção junto à Administração do Itamaraty, e estaremos acompanhando de perto a implementação das ações", afirmou o presidente.
Instituído pelo Decreto nº 11.785/2023, o PFAA visa promover a igualdade de direitos e oportunidades para populações negras, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e mulheres dentro da administração pública federal. O Itamaraty é o primeiro ministério a lançar o Plano de Ação.